05 novembro 2015

05 novembro 2015

Dicas para falar em público

Fim de ano chegou e trouxe com ele apresentação de trabalho de conclusão de curso para uns, e muitos seminários para outros. Muitos alunos são tímidos e têm de vergonha de falar em grupo, mas nesses casos, não tem como fugir. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a dar um chega para lá na timidez e mandar muito bem na sua apresentação. Vamos lá?

1 - Conte com o poder da sua mente



Escreva tudo o que você vai falar, leia em voz alta e depois deixe o texto de lado e pratique sem espiar o que escreveu. Faça isso quantas vezes for necessário. Dessa forma, o seu cérebro vai se acostumar com o conteúdo e a chance de você esquecer alguma coisa é quase nula. Além de estudar a sua parte, é legal saber também a apresentação inteira, pois se um amigo esquecer alguma coisa, você pode assumir.

 2 – Pratique em frente ao espelho



Enquanto treina, aproveite para praticar também a sua expressão corporal, que deve estar de acordo com o discurso. Outra dica é apresentar para familiares e amigos, para que você vá se soltando aos poucos e repasse o conteúdo no seu cérebro. Também é válido fazer exercícios para controlar a respiração e a ansiedade.

3 – Reconheça o território



Antes do grande dia, visite o lugar em que vai apresentar o trabalho, suba ao palco e repasse o conteúdo. O mesmo vale se a apresentação for na sala de aula. Chegue mais cedo, estude e descontraia um pouco. Dessa forma, além de se preparar, você vai conseguir relaxar. Quando chegar o seu momento de falar, não se esqueça do contato visual com a plateia olhando para todos eles.

 4 – Aplique essas técnicas no seu trabalho



A faculdade e o trabalho andam juntinhos e por isso você nunca deve parar de praticar o que aprendeu aqui. Talvez você precise participar de reuniões no seu trabalho e expor uma ideia, por exemplo. Quanto mais você estudar para falar em público, mais facilidade vai ter para discursar em qualquer lugar, independentemente da quantidade de pessoas.

Fontes da Imagem: Giphy