09 outubro 2015

09 outubro 2015

IBM e Anhanguera organizam concurso gastronômico com tecnologia inédita

Junte a computação cognitiva que ajuda a criar novas e surpreendentes combinações de sabores e a vontade de 64 duplas de alunos em mostrarem seus talentos. Misture tudo isso com um pouco da tensão e pressão de um concurso gastronômico. O resultado dessa receita foi conferido durante a final do Chef Watson: Cognitive Cooking, um concurso de culinária entre alunos do curso de Gastronomia da Universidade Anhanguera de São Paulo.

No desafio, os futuros chefs usaram o software Chef Watson para criarem suas receitas. Desenvolvido pela IBM, o site usa a computação cognitiva para fazer recomendações culinárias. Esta é a primeira vez que alunos brasileiros utilizaram o sistema de computação cognitiva da IBM para criar receitas. O Chef Watson entende as melhores combinações químicas entre os alimentos e quais tipos de sabores costumam agradar os mais diversos paladares dos humanos. As etapas classificatórias da disputa ocorreram na semana retrasada, quando apenas dez receitas foram eleitas para participar da grande final.
Nesta fase de encerramento do concurso, os alunos finalistas prepararam suas receitas na Cozinha Experimental da unidade Santo André da Universidade Anhanguera de São Paulo. Um júri composto por executivos da Kroton, da IBM Brasil, formadores de opinião e três chefs, entre eles o inglês James Hollister, escolheram as três melhores receitas. Os participantes levaram um exemplar do livro Cognitive Cooking with Chef Watson e um certificado de participação no projeto.

Sobre a prova

A partir da escolha de um ingrediente principal, um tipo de prato e um estilo culinário, os alunos elaboraram receitas que foram avaliadas pelo chef inglês James Hollister. Formado na Westminster Kingsway College de Londres, Hollister já participou de diversos concursos culinários internacionais e de reality shows como o MasterChef Professional, além de ter trabalhado ao lado de lendas da culinária brasileira e inglesa, como Alex Atala e James Oliver.

Durante a eliminatória, o chef apresentou aos alunos o sistema da IBM e os orientou sobre o melhor uso da ferramenta, levando em conta a originalidade e a criatividade, interpretação e desenvolvimento da receita, reaproveitamento de alimentos, controle de custos, execução e apresentação dos pratos.
Para a coordenadora do curso de Gastronomia da Anhanguera, chef Bete Carneiro, o desafio aproximou os alunos da realidade da profissão. “Durante uma semana, os alunos tiveram contato com o que há de mais moderno na tecnologia voltada à Gastronomia, exercitaram a criatividade, explorando novas combinações de sabores, técnicas de preparo e apresentação. Com certeza saíram desse desafio muito mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, ressalta.
"O Chef Watson é um aplicativo que funciona como uma espécie de assistente para os chefes de cozinha. Graças a sua capacidade cognitiva, sugere elaborações de receitas nunca antes testadas. Essa é uma iniciativa que ilustra o poder do Watson, um sistema na nuvem que é treinado para aprender como o ser humano e capaz de analisar altíssimas quantidades de dados, gerando hipóteses. Essa mesma tecnologia está ajudando cientistas a descobrirem novos remédios no combate a doenças, como o câncer”, afirma o líder de IBM Watson para Brasil e América Latina, Fabio Scopeta.

Sobre o Chef Watson

Para criar as combinações inéditas, os cientistas da IBM e chefes do Instituto de Educação Culinária de Nova York (ICE) trabalharam durante três anos no desenvolvimento do Chef Watson. Primeiro, o sistema de computação cognitiva leu todo banco de receitas da Bon Appétit (um dos maiores sites de receitas do mundo) e depois analisou as possíveis combinações químicas entre ingredientes que nunca haviam sido feitas em conjunto antes. Além disso, o Chef Watson também é programado para identificar preferências culturais quanto a determinados alimentos e ainda analisar a composição nutricional a fim de criar receitas gostosas e funcionais. 
O Chef Watson já está disponível gratuitamente no www.ibmchefwatson.com/app/. O projeto também virou livro, chamado “Cognitive Cooking with Chef Watson” (em português, Cozinha Cognitiva com o Chef Watson). A primeira edição reúne 65 novas receitas dos mais diversos tipos e etnias.