29 outubro 2015

29 outubro 2015

Dicas para fazer um ótimo trabalho em grupo



Quando o assunto é trabalho em grupo, tem quem gosta e tem quem torce o nariz.



Se você é da turma que gosta, parabéns! Está no caminho certo para se dar bem na vida profissional. Se você é do time que não curte muito, que tal dar uma chance para os trabalhos em equipe? Veja alguns motivos para isso!



1 – Trabalho em grupo é uma coisa, em equipe é outra



Vamos começar pelas diferenças! O trabalho em grupo é conhecido por sempre ter uma pessoa que faz menos que os demais, e a comunicação é mais restrita. No trabalho em equipe, todo mundo se ajuda, e todos sabem o que está acontecendo. A comunicação é aberta, objetiva e os integrantes tiram as dúvidas para que o trabalho seja bem executado.

2 – Você vai aprender muito



Na vida social, acadêmica e profissional, é necessário saber se expressar, argumentar, fazer planos, tomar decisões, estabelecer metas, cumprir prazos, definir prioridades, compartilhar tarefas e conhecimento. Cada vez que o professor passa trabalho em equipe, você coloca tudo isso em prática! Essa dinâmica te ajuda a ficar cada vez mais fera em respeitar opiniões, dar ideias, ser tolerante, lidar com problemas e aumentar a autocritica.

3 – A união faz a força


Cada pessoa fica responsável por uma parte do projeto, mas no fim das contas, o trabalho é um só. Por isso, é essencial o comprometimento de cada integrante. Se você precisar de ajuda, não hesite em pedir a seus companheiros. E é melhor pedir socorro enquanto há tempo a correr o risco de, por exemplo, atrasar a entrega do projeto e perder pontos por isso. Caso termine sua parte, veja se alguém precisa de ajuda também.

4 – Todo mundo ganha



É no seu ambiente profissional que você vai colocar em prática tudo o que aprende na faculdade, inclusive no relacionamento com os seus colegas e no seu poder de organização. Esteja disposto a aprender com um amigo, tenha paciência para ensinar algo que você domina, compareça assiduamente nos encontros, fique ciente de tudo que acontece e seja organizado! Um bom aluno se torna sempre um profissional de sucesso.

Fonte das imagens: Giphy