13 agosto 2015

13 agosto 2015

Escolher o orientador do TCC



Depois de muitas aulas e provas chegou o momento de fazer o temido Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como TCC. Um dos primeiros passos do projeto é a escolha certeira do professor que vai te orientar durante a elaboração do trabalho. E acredite: a decisão não é simples!


Por isso, preparamos um passo a passo para quem está nessa dúvida. 

1) Converse com mais de um professor



Procure saber quais professores dominam o tema que você escolheu e se eles estão disponíveis. Pergunte quantos alunos eles vão orientar, quais dias eles têm para isso, se costumam receber materiais por e-mail e quanto tempo levam para responder - você vai precisar dúvidas e o contato eletrônico é um meio de adiantar a sua vida.

2) Pegue a opinião de colegas 



Bata um papo com os alunos que já terminaram o TCC com o orientador que você quer escolher e fique por dentro de como o professor trabalha. Isso vai te ajudar a decidir se ele é realmente uma boa escolha. O sucesso do seu trabalho depende muito da orientação que vai receber.

 3) Afinidade é importante, mas não é tudo



É natural querer que o professor que você mais gosta seja seu orientador. Mas antes de ir por esse caminho, tenha em mente que o seu tema pode não ser a especialidade dele, e para o seu trabalho final receber nota 10, é necessário ter um guia que domine o assunto.
   
4) Procure um professor disciplinado



Isso é para o seu próprio bem! Quanto mais metódico e rígido com prazos e nas correções, mais ele vai exigir de você e melhor o seu trabalho vai ficar. Portanto, dedique-se, seja organizado e atenda todas as solicitações: compareça nos encontros, não saia com dúvidas e refaça quantas vezes for necessário. Lembre-se: o TCC é o que vai decidir se você vai ser aprovado ou não depois de todos os seus anos de dedicação.

Fonte das imagens: Giphy