28 agosto 2015

28 agosto 2015

Atendimentos gratuitos de saúde, direito, beleza e lazer na Mooca


Neste mês a Mooca completa 459 anos. E para comemorar o aniversário de um dos mais tradicionais e queridos bairros da capital, a Subprefeitura da região, em parceria com a Universidade Anhanguera e com diversas unidades do Rotary Club em São Paulo, promove neste sábado, 29 de agosto, uma ação social comemorativa onde quem ganha é a comunidade. Na segunda edição da Mega Ação Social da Mooca serão oferecidos mais de 60 atendimentos de saúde, direito, beleza e lazer – todos gratuitos.  

Alunos e professores da unidade Belenzinho da Anhanguera estarão a postos para oferecer atendimento jurídico (curso de Direito), orientação profissional e dicas de como confeccionar um currículo e se portar em entrevistas de emprego (curso de Recursos Humanos) e informações sobre como abrir uma empresa (cursos de Administração e Ciências Contábeis).

Na área da saúde, haverá avaliação postural (curso de Fisioterapia), orientação Nutricional (curso de Nutrição), aferição de pressão arterial, orientação sobre hipertensão e DSTs (curso de Enfermagem), medição de glicemia (curso de Biomedicina), atenção farmacêutica (curso de Farmácia), teste de estresse e plantão psicológico (curso de Psicologia) e oficina de prevenção a acidentes com idosos (curso de Serviço Social).  Para os pequenos estão programados jogo de peteca (curso de Educação Física), pintura de rosto e escultura de balões (cursos de Pedagogia e Educação Física). 

A Ação Social também contará com cadastro para empregos e emissão de carteira de trabalho. Sucesso do ano passado, a tenda de beleza estará à disposição com profissionais da área, que realizarão – gratuitamente - cortes de cabelo, maquiagem e esmalteria. Na parte esportiva várias atividades estarão sendo praticado simultaneamente, como futebol, futsal – inclusive para deficientes -, vôlei de areia, muay thai, capoeira e outras práticas físicas.

Gastronomia, meio ambiente e diversão
Para os que gostam de comer bem, a “Feira Gastronômica Solidária” vai ser marcada por guloseimas variadas que serão vendidas por entidades beneficentes da região. A diversão da criançada estará garantida com brinquedos infláveis, como pula-pula, tobogã, labirinto e também com contadores de histórias, oficina de pipas e de máscaras.


A conscientização ambiental será um destaque à parte durante o evento. A expectativa é cadastrar 459 famílias que residam na Mooca para torná-las guardiãs de uma árvore, a qual será plantada pela equipe da jardinagem da Subprefeitura Mooca com o intuito de promover a arborização da região, incentivando também, a conscientização ambiental. No dia do evento, haverá o ato de plantio da primeira muda do projeto com a presença de autoridades.  “Comemorar o aniversário da Mooca com uma ação social que beneficia toda a comunidade é gratificante para a Universidade, pois assim podemos possibilitar o acesso a diversos atendimentos de saúde gratuitos e de qualidade. Ao mesmo tempo, qualificamos nossos alunos para exercer seu papel de cidadania”, afirma a professora Christianne Coletti, diretora de extensão da Universidade Anhanguera de São Paulo. 

A 2ª Mega Ação Social da Mooca será realizada das 9h às 20h, na Rua Taquari, 549.