23 julho 2015

23 julho 2015

5 dicas para escolher uma pós-graduação


Quando a gente se forma ou está para se formar, fica a dúvida: devo emendar uma pós-graduação, ou comprar uma bicicleta?


Se você está nessa dúvida, chega mais e preste atenção nestas dicas:

1) Em qual momento da sua carreira você está?


Ter um tempo de carreira faz com que você aproveite melhor a sua pós-graduação, já que ela, muitas vezes, usa situações reais de trabalho nas aulas. Por isso, alguns professores indicam que você espere uns dois anos antes de voltar para a sala de aula.

2) Sua área tem um perfil mais profissional, ou mais acadêmico?


Algumas profissões são mais voltadas à pesquisa acadêmica, enquanto outras são voltadas ao mercado de trabalho. E tem ainda as que dão abertura para os dois caminhos. Vale analisar a sua e escolher entre o MBA e a Especialização Stricto Sensu, valorizadas pelas empresas, ou Lato Sensu, que forma pesquisadores.

3) Quanto tempo você tem disponível?


Seu horário no trabalho conta quando você vai escolher um novo curso, pois depende do quanto você disponível terá para ver as aulas e estudar em casa. Na pós-graduação lato sensu, existem modalidades presenciais e a distância – e esta última pode ser uma opção para quem anda com esse recurso escasso.

4) A empresa onde você trabalha vai te incentivar?

Muitas empresas dão aquela forcinha aos funcionários que querem continuar sua formação, ajudando a pagar o curso ou dando flexibilidade de horário. Vale a pena falar com o seu gestor e conversar sobre isso. Às vezes, ele já tem um plano para você lá dentro, e a pós pode ser escolhida e estudada como uma forma de continuar progredindo.

5) Quais são os seus objetivos futuros? Até agora, a gente falou de momento. Mas tem uma coisa mais importante do que tudo isso: o que você realmente quer para a sua vida?

Se uma pós-graduação for o caminho para te ajudar a conquistar metas a longo prazo, vale a pena colocar um peso a mais nesse item e se esforçar um pouquinho nos demais. Mas, independentemente do que for decidido, a gente sempre vai estar de portas abertas para você! Fonte das imagens: www.giphy.com