18 junho 2015

18 junho 2015

TCC: medo da banca? Nada disso!

O semestre vai chegando ao fim e o medo só vai crescendo no pessoal que apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no fim deste período letivo ou no fim do ano. Dá para entender a ansiedade! Afinal, o TCC é o ápice acadêmico do estudante de graduação: é onde apresentamos os frutos dos aprendizados e pesquisas realizados durante a faculdade, e a nossa aprovação final depende dele. Mas esse terror todo que se forma em torno da banca é exagerado, pessoal!

A ideia de apresentar o TCC a professores, familiares e amigos pode fazer transbordar as emoções de qualquer um. Para não deixar o emocional prejudicar o seu desempenho, separe ao menos um mês para revisar o trabalho e ficar tranquilo em relação a todo o seu conteúdo. Prepare e ensaie o que você irá falar, até ficar bem seguro de si. Evite a “decoreba” – a banca é mais para explicar como você conduziu a pesquisa e as outras atividades envolvidas no processo da tese.

À primeira vista, parece que o TCC é o fim do mundo, mas, na verdade, é uma baita oportunidade para fazer o que você gosta! O tema pode até virar a sua futura área de especialização na carreira! Já pensou nisso? Aqui tem várias opções legais de pós-graduação para você continuar a sua pesquisa, aprofundando ou complementando o estudo iniciado na graduação. É legal estar sempre um passo a frente, pensando na próxima etapa da sua carreira ;)

Agora, vai lá! Concentre-se em dar o seu melhor e boa sorte!