15 maio 2015

15 maio 2015

Sentimentos escritos, no papel e no coração


Em “Central do Brasil”, de Walter Salles, a atriz Fernanda Montenegro emociona ao interpretar uma mulher que escreve cartas para pessoas analfabetas em uma estação de trem no Rio de Janeiro. Mais de quinze anos depois do lançamento do filme, mesmo com todas as tecnologias disponíveis hoje, muita gente ainda se vê impossibilitada de se comunicar com familiares e amigos distantes por não dominar a escrita. Mais de 13 milhões de pessoas acima de 15 anos são analfabetas no Brasil, segundo o IBGE. Faz pensar no quanto subestimamos esse conhecimento valioso!

Com isso em mente e inspirados pelo filme, os alunos de Letras da Faculdade Anhanguera de São Caetano (SP) escreverão cartas gratuitamente para a população neste sábado (16), das 9h às 14h, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Sentimentos Escritos
Parte da Semana de Letras, o projeto foi idealizado a partir da ação “Sentimentos Escritos”, realizada com sucesso há quatro anos pela unidade Guarulhos. “O projeto social permite que pessoas possam mandar notícias a parentes distantes ou expressar seus sentimentos mais profundos”, afirma a coordenadora do curso de Letras, Angela Arena.

A Semana de Letras
Outra atividade da Semana de Letras será a “Caminhada Literária” pelo centro histórico de São Paulo, que acontece domingo (17), das 9h às 16h. Alunos e professores farão visitas guiadas com a comunidade pela região. A saída será na Estação da Luz, com visita ao Museu da Língua Portuguesa, passando por Praça da República, Museu da Diversidade, Biblioteca Mário de Andrade e Teatro Municipal.