15 maio 2015

15 maio 2015

Cinco coisas para NUNCA falar ao seu chefe

Manter bons relacionamentos interpessoais é essencial para ser bem-sucedido na carreira. E com os chefes, então? Vixe... Dependendo do estilo de liderança deles, é preciso ter um cuidado adicional com a nossa comunicação. A profissional de relações públicas e autora do livro “Leave Your Mark: Land Your Dream Job. Kill It in Your Career” (“Deixe Sua Marca: Alcance Seu Emprego dos Sonhos. Arrase na Sua Carreira”, em tradução livre – não lançado no Brasil), Aliza Licht, deixou dicas valiosas sobre isso no site Huffington Post.

Veja abaixo as cinco coisas que, segundo a autora, você NUNCA deve falar ao seu chefe – e como dizê-las de um jeito melhor:

1. “Eu deixei uma mensagem e não tive retorno”
Se você precisa entrar em contato com alguém urgente e não consegue, mostre que tentou o suficiente. Procure números alternativos e mande e-mails – estes são bons, pois deixam o seu esforço registrado!
O que dizer: “Tentei contato de várias formas e ainda não tive sucesso, mas vou continuar tentando”.

2. “Vou sair de férias mês que vem”
É preciso checar antes com os superiores, não apenas avisá-los! Os chefes têm que coordenar as férias da equipe toda, não só as suas.
O que dizer: “Tudo bem se eu tirar férias nos seguintes dias?”

3. “Estou tão cansado hoje”
Reclamar sempre sobre estar cansado, pega mal e indica que você não está organizando bem sua rotina diária. A menos que esteja doente ou tão acabado que o impeça de realizar suas atividades, é melhor se abster de comentários.
O que dizer: nada!

4. “Você nunca me mandou fazer isso”
Nunca resolve nada atribuir culpa a alguém – muito menos seu chefe! Seja neutro.
O que dizer: “Desculpe, não sabia que deveria fazer isso”.

5. “Estou aqui há x anos e acho que mereço um aumento”
Tempo de trabalho não importa. Você precisa provar que merece um aumento com indicadores de resultados que trouxe à empresa.
O que dizer: “Acho que cresci bastante aqui dentro nos últimos tempos. Gostaria de ter a oportunidade de mostrar meus resultados, pois acho que estou pronto para ter mais responsabilidades”.