02 abril 2015

02 abril 2015

Feriado: vida acadêmica em dia

Ah, a Páscoa! Que delícia de feriado, literalmente! Chocolate aos montes e almoço caprichado... Alguns ganham até um dia a mais, na quinta-feira. Um presentão, depois de um mês corrido e sem parada que costuma ser março.

Porém, a essa altura do ano letivo, algumas tarefas e avaliações já começam a se acumular nas nossas agendas, né? Sobretudo, para quem já trabalha. Mas, e se a gente fizer um esforço para desafogar as obrigações nesse feriado e ficar mais tranquilo na volta? Dá para ser bem produtivo, sem deixar de relaxar e se divertir. Quer ver?

Como conciliar descanso + produtividade?
Faça uma lista de pendências; estime, mais ou menos, o tempo necessário para concluir cada uma; e distribua as tarefas pelo tempo ocioso do seu feriado. Viu como dissemos “ocioso” em vez de “livre”? Pois é - tempo ocioso é tipo aquele momento em que você deita no sofá e liga a TV sem ter nada de interessante passando; aquela horinha em que você não faria nada realmente divertido ou produtivo. Admita: ela existe em todos os feriados! E pode fazer uma grande diferença.

Com sua lista em mãos, comece pelas atividades que exigem mais tempo, concentração ou reflexão analítica. Não ter aquela pressão do dia a dia e estar descansado facilita muito a realização desse tipo de trabalho mais aprofundado. Aí, você passa para as atividades mais fáceis, que parecerão ainda mais simples depois que você terminar a tarefa que elegeu como mais árdua. Se tiver prova na semana seguinte, que tal adiantar os estudos e fazer um resumo da matéria, para ter o conteúdo organizado para usar mais perto do dia da avaliação?

A vida acadêmica pede dedicação! =) Ao começar a faculdade, vamos aprendendo aos poucos como combinar os estudos de forma harmoniosa com as outras esferas da nossa vida. Para isso, conte sempre conosco! E bom feriado!