11 março 2015

11 março 2015

O sonho de ser trainee, mais próximo


Sonha em ser aprovado em um processo seletivo para trainee? Estude e prepare-se, porque o seu desejo pode se tornar realidade antes do que você imagina.

Confira o texto abaixo, saiba mais sobre esse universo e descubra como chegar lá!

Como funciona?
O programa de trainee tem como objetivo capacitar os contratados para exercer posições de liderança. Para isso, os candidatos passam por vários departamentos na empresa, e, posteriormente, estabilizam-se na área em que tiveram mais afinidade. Participar desse tipo de processo é transformador para o profissional, que é acompanhado, desde a primeira etapa da seleção, pelos altos executivos da empresa, e convive full time com a rotina deles.

Por isso, quando for chamado para um processo seletivo de trainee, vá afiado. Estude a empresa, saiba quais são os seus valores, missão e ramo de atuação. Pesquise a concorrência, seu posicionamento no mercado e quais são os possíveis setores em que você se encaixa. Não se esqueça de mencionar no seu currículo experiências de intercâmbio e atividades voluntárias, pois as empresas valorizam profissionais que dedicam parte do seu tempo ajudando o próximo.

O processo seletivo
Nesse tipo de entrevista, evite roupas com tons chamativos ou extravagantes. Opte pelo clássico de cores básicas, ainda mais se a empresa atuar em um segmento mais formal. Na etapa dinâmica, mostre sua motivação e não tenha medo de expor suas opiniões, sempre de acordo com o tema, e olhe nos olhos de quem estiver direcionando a palavra. Por isso é importante manter-se atualizado com os acontecimentos do país e do mundo. Nesse cargo, a cobrança é maior. Então, se essa for a sua meta, quando chegar na etapa final do processo seletivo, transmita confiança, segurança e deixe claro seu conhecimento e capacidade ao entrevistador.