06 fevereiro 2015

06 fevereiro 2015

TCC sem estresse em 10 passos

O novo ano letivo traz desafios para todos os alunos, mas o formando tem uma batalha especial pela frente: o trabalho de conclusão de curso (TCC). Só de ouvir a palavra, o pessoal do último ano começa a roer as unhas. Todos botam uma pilha enorme sobre os estudantes em relação a esse assunto! Mas, se você seguir algumas orientações básicas, o TCC não é tão complexo assim. Veja só:

1. Defina bem o seu tema
Reflita bastante sobre o tema do seu TCC. Para facilitar, tenha em mente qual matéria você mais curtiu na faculdade e com qual campo da sua profissão você tem mais afinidade. Dica essencial: converse bastante com seus professores a respeito.

2. Seja seletivo na escolha do grupo
Amizade conta, sim, mas também procure escolher quem tem um estilo de estudo e trabalho parecido com o seu. Isso se você quiser ou precisar fazer em grupo, claro. Algumas pessoas se viram melhor sozinhas, naturalmente, ou escolhem um tema que não atrai o interesse dos colegas.

3. Seja seletivo na escolha do orientador
O orientador é tão importante quanto o grupo para um TCC bem sucedido. Ele conduz os orientandos com dicas essenciais de bibliografia, fonte, regra e estilo. Às vezes, ele vira até conselheiro emocional, para resolver inseguranças e estresses entre membros! Por isso, é preciso que o professor entenda muito do assunto e tenha um bom relacionamento com você.

4. Organize o tempo
Um TCC bem planejado é (quase) garantia de um último ano sem estresse acadêmico. Considere o tempo disponível e crie um cronograma com folga, dispondo nele as tarefas necessárias para realizar o trabalho e estipulando prazos para si mesmo.

5. Não se compare aos outros
Todos os TCCs são diferentes um do outro e exigem cronogramas de atividades diferentes. Ficar se comparando a outros não ajuda em nada. Até porque, afinal, nem sempre o aluno mais rápido realiza um trabalho melhor. Procure seguir o seu próprio ritmo, com responsabilidade!

6. Cuidado com o plágio
Colar um trecho inteiro da Wikipédia ou copiar um trabalho pronto da internet irá lhe render uma reprovação na certa. Os professores estão ligados e fazem buscas aleatórias na internet com trechos suspeitos do seu TCC para buscar plagiadores.

7. Deixe tempo suficiente para revisão
Não se esqueça de separar ao menos um mês para revisar o seu trabalho e evitar que erros passem. Dê para colegas e professores olharem. E conforme-se: nem tudo que você escrever ou produzir irá para a versão final do TCC. Repita o mantra: concisão e coesão.

8. Controle o emocional
O TCC é uma época estressante, mas não deixe que as emoções transbordem e prejudiquem o seu desempenho. Parece que é o último ano é o fim do mundo, mas na verdade é só uma fase passageira – como tudo na vida, né? ;)

9. Prepare uma boa apresentação
Uma boa apresentação de TCC impressiona mesmo a banca. Prepare e ensaie o que você irá falar, até que fique bem seguro de si.

10. Faça bonito!
Como mostramos nesse outro post, o TCC é uma grande oportunidade para fazer o que você gosta. O tema do seu trabalho pode ser a sua futura área de especialização na carreira. Além disso, é comum que o assunto TCC surja nas primeiras entrevistas de emprego depois de formado, como exemplo do que você é capaz de realizar. Por isso, dê o seu melhor!