23 fevereiro 2015

23 fevereiro 2015

Como escrever um bom CV


Ano novo, vida (profissional) nova! Algumas pessoas levam esse ditado ao pé da letra quando se trata de carreira. Mal começa o ano e já estão disparando currículos adoidado, em busca de novas oportunidades. Agora, calma lá: cuidado para não acabar se queimando com o potencial empregador ao enviar um arquivo cheio de erros. Preste atenção nestes passos simples para um CV matador:

Crie seções
Divida o seu CV em seções para facilitar o entendimento:
Dados pessoais. Nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular e residencial) e e-mail.
Formação. O grau de escolaridade mais recente primeiro, seguido pelos mais antigos, todos com nome oficial da instituição, curso e ano ou previsão de término.
Experiência profissional. Quem ainda não tiver, pode citar atividades extracurriculares na faculdade (empresa júnior, diretório acadêmico etc.).
Cursos complementares. Workshops, congressos, seminários, cursos livres – informando a carga horária de cada um.
Idiomas. Seja honesto, pois você pode ser testado já na entrevista. Indique o seu nível de fluência: básico, intermediário, avançado ou fluente.
Informática. Conhecimentos e cursos na área.
Outras atividades. Experiências internacionais, trabalhos voluntários etc.

Concisão
Mesmo um profissional experiente não tem por que fazer um CV com mais de duas páginas. O recrutador não tem tempo de ler textos longos para descobrir se você é apto – por isso, seja objetivo e mostre isso de cara para ele. Selecione as principais atribuições e realizações em cada experiência.

Foco na vaga
Além de ter uma versão padrão do seu CV, é legal adaptá-lo de acordo com a vaga para a qual você esteja se candidatando. Leve em consideração a descrição das responsabilidades profissionais e os requerimentos listados pelo recrutador. Se inglês fluente for um diferencial explícito da vaga e você tiver esse conhecimento, deixe isso em destaque.

Mostre resultados
O que você conseguiu realizar de concreto no seu último emprego? Descreva os seus projetos mais importantes de forma curta, mostrando números, se houver.