09 fevereiro 2015

09 fevereiro 2015

Bem-vindo à Anhanguera!

Começar a faculdade é um dos momentos mais marcantes da vida. É um mundo totalmente novo, que inspira entusiasmo e, ao mesmo tempo, dá um meeeedo! Como vai ser a minha integração com os veteranos? Vou curtir as matérias? Vou dar conta do estudo com o trabalho? Essas são algumas das muitas perguntas que tomam conta da mente do calouro nessa época do ano. Mas não há nada a temer! A gente tem umas dicas bem legais para você, que daqui a pouco vai iniciar seu primeiro ano de facul. Veja só:

Mantenha a mente aberta
Uma das grandes contribuições da faculdade é ampliar os nossos horizontes. O mundo universitário é bem mais diverso que o ambiente da escola, em que a maioria das pessoas mora no mesmo bairro e frequenta os mesmos lugares. Entre na facul com a cabeça aberta para conhecimentos novos e relacionamento com pessoas diferentes de você.

Conheça o campus
É essencial que o calouro procure se situar no campus já nos primeiros dias. Pergunte aos funcionários e veteranos onde fica a biblioteca, a secretaria, a coordenação de curso, o laboratório de informática, o DCA... Conheça o lugar onde você passará os próximos (e potencialmente os melhores) anos da sua vida!

Tome iniciativa
Você logo descobrirá como é diferente o tipo de aprendizado na faculdade. Sai aquele clima de obrigatoriedade da escola e entra em cena o prazer do ensino. Foi você que escolheu fazer essa faculdade, de acordo com seus gostos pessoais. Tome iniciativa para ir definindo, ao longo do curso, os seus temas de interesse, e pesquise mais a fundo sobre eles. Nossos professores estão sempre disponíveis para ajudá-lo nisso!

Reflita, questione, discuta!
Muito além de receber e decorar o conteúdo, o estudante universitário precisa refletir sobre os conceitos dados, questioná-los, discuti-los e analisá-los para se tornar um bom profissional. A aula ideal em uma faculdade é aquela recheada de perguntas dos alunos para o professor, que tem o papel essencial de estimular o debate.

Organize seu tempo
O universitário funciona 24 horas por dia! Além das aulas, tem estudo, pesquisa, estágio, cursos extras, línguas, congressos... Ufa! Para aguentar o tranco, é preciso organizar bem o seu tempo. Veja mais dicas sobre isso no nosso post, aqui.

Agora, é só esperar mais um pouquinho, que logo a gente se vê. Até dia 2 de março! Bem-vindo à Anhanguera!