28 janeiro 2015

28 janeiro 2015

Sempre atrasado? Veja essas cinco dicas

"Ai, ai! Ai, ai! Vou chegar atrasado demais!", dizia consigo mesmo o Coelho Branco de “Alice no País das Maravilhas”. Se você se identifica com o personagem afobado da obra de Lewis Carroll, sabe o sufoco que é estar sempre correndo para dar conta dos compromissos. Por mais atribulada que seja a nossa rotina, quando começamos a atropelar muito os horários, é sinal de que estamos fazendo algo errado.

O “atrasildo” passa a impressão de que não se importa com os outros. E em uma entrevista de emprego, então? Atraso é ponto negativo! No círculo pessoal de amizades e na faculdade, vale a mesma coisa. Afinal, amigos ou professores, ninguém gosta de ficar esperando, né?

Veja as cinco dicas abaixo para sair da toca do coelho e estar sempre no horário:

Durma bem
Ignorar o despertador e perder a hora acaba com qualquer dia já no começo! Para evitar isso, transforme dormir bem em um hábito, com pelo menos oito horas de sono por dia. Assim, quando você tiver que acordar mais cedo que o normal para um compromisso, não sentirá tanta sonolência.

Nada de afobação
Além disso, aqueles minutinhos a mais na cama são inimigos da pontualidade. Calcule com folga o tempo necessário para ficar pronto para sair de casa – com um momento extra para checar se você pegou todas as coisas de que precisa! O mesmo conselho vale na hora de planejar um trajeto. Considere potenciais engarrafamentos e outros imprevistos. É melhor chegar um pouco antes do que deixar o outro esperando.

Seja realista
Tem jeito mais fácil de perder credibilidade com alguém do que dizer “só mais cinco minutinhos” e na verdade demorar quarenta? Não adianta mentir para se enganar ou tentar acalmar o outro. Se você for atrasar, é melhor pedir desculpas e falar na lata o quanto vai demorar, com uma estimativa realista de tempo.

Transforme a pontualidade em um jogo
Tem gente que se vira bem com os horários usando táticas, hmmm, um tanto alternativas, mas que funcionam. Faça apostas consigo mesmo, com metas que, se cumpridas, rendam um prêmio pessoal – ou nada de concreto, só a vitória! Outra estratégia eficaz para algumas pessoas é adiantar o relógio na cara dura, mesmo, em 10 minutos.

Seja responsável
Mas a melhor forma de ser pontual ainda é pensar no outro e ter dimensão das consequências das suas ações. O que a sua amiga vai ficar fazendo enquanto espera você por meia hora, quando vocês haviam combinado de chegar mais cedo na faculdade para terminar o trabalho? Como ela vai se sentir? Pontualidade é uma responsabilidade de todos, para com todos!