26 janeiro 2015

26 janeiro 2015

O último ano chegou... E agora?

Começar o último ano da faculdade traz uma avalanche de sentimentos conflitantes. Alívio pelo fim das obrigações acadêmicas, ansiedade pela vida profissional que está por vir, nervosismo com o TCC, saudade antecipada dos amigos... Quem já passou por essa fase da vida sabe o quanto ela é intensa!

O universitário prestes a se formar precisa lidar muito bem com as emoções nesse período, pois é neste momento que os primeiros passos são dados para estruturar uma carreira de sucesso. Para você não perder a linha, a gente preparou algumas dicas para levar em consideração esse ano. Veja só:

Use o TCC para se destacar
O TCC é uma grande oportunidade para fazer o que você gosta. Qual matéria você mais curtiu na faculdade? Com qual campo da sua profissão você mais se identifica? Partindo daí, já é meio caminho andado para definir não só o tema do seu trabalho, mas também, potencialmente, a sua futura área de especialização na carreira. Invista tempo e dedicação para apresentar o seu melhor aos professores – e até para futuros empregadores. É comum que o assunto TCC surja nas primeiras entrevistas de emprego depois de formado, como exemplo do que você é capaz de realizar. Então, já sabe: foco total!

Cultive contatos além da “panelinha”
Todo mundo tem seu grupinho de amigos na faculdade. Normal! Mas o formando já é maduro o suficiente para entender a importância de fazer contatos. A universidade é incrível porque permite a troca de conhecimento entre pessoas interessadas nas mesmas coisas. E é saindo da sua zona de conforto que você fica sabendo de novidades na sua área, de uma vaga legal, de uma dica de ouro para lidar com uma matéria difícil... Dá para aprender bastante só conversando no intervalo com um colega ou professor com quem você não costuma falar normalmente. Além disso, embora não seja tudo para conseguir um bom emprego, o famoso “QI” (“quem indicou”) conta, sim, na hora de contratar um funcionário. É muito comum encontrar um ex-colega de classe em posição de ajudá-lo a atingir um objetivo profissional. Você também pode fazer o mesmo por outro colega, e assim por diante =)

Redobre atenção com a carreira
O seu estágio está com cara de que não vai dar em nada depois que você se formar? Não está na área que gostaria? Fique atento! Mais do que nunca, esse é o momento de buscar as condições de atingir os seus objetivos na carreira no futuro. Que tal procurar outro estágio, que você goste e dê perspectivas de contratação? Ou, quem sabe, uma vaga de trainee? O segredo é não ficar acomodado!

Paciência para ir longe
Se você não sair da faculdade empregado na área, vaga ou empresa que gostaria, muita calma. Você ainda está no começo da carreira! Não subestime o conhecimento que você pode adquirir na posição atual, mesmo que não seja a ideal para você ou não tenha nada a ver com a sua formação. Nunca deixe de correr atrás da sua ambição e esteja atento a todas as oportunidades para realizá-la, mas não vá largar tudo para esperar abrir uma vaga no seu emprego dos sonhos, hein? Siga em frente! Uma boa alternativa pode ser começar um voluntariado ou um trabalho autônomo na área em que gostaria de trabalhar; assim você acumula experiência para se candidatar a uma vaga remunerada no futuro.

O diploma não é o fim
O bom profissional continua aprendendo coisas novas sempre, mesmo depois de formado, para manter-se atualizado sobre as últimas tendências e inovações da sua área. Há muito conhecimento também fora das paredes da universidade. Absorva tudo o que puder nas suas primeiras experiências práticas na profissão, leia bastante e faça cursos de atualização e pós-graduação que tenham a ver com você.

É isso aí! A Anhanguera deseja que o seu último ano com a gente seja incrível e repleto de realizações profissionais! Vamos com tudo!