28 janeiro 2015

28 janeiro 2015

Mais velozes, mais estudiosos: organize seu tempo!


Acorda, escova os dentes, toma banho, penteia o cabelo, pega as coisas, sai correndo! “Ufa, vou chegar a tempo no trampo hoje!”. Eis que você percebe que esqueceu o caderno da faculdade em casa... E que não lembrou que havia tarefa para amanhã! “E agora?! Não vai dar mais tempo de fazer. E vou ficar sem as anotações para a prova com consulta... Droga!”.

Jogue a primeira pedra quem nunca passou por um perrengue parecido na vida universitária. É difícil pra caramba administrar o tempo nos dias de hoje, principalmente para quem enfrenta o combo trabalho + estudo. Mas, com alguns poucos cuidados, é possível tirar o máximo do seu dia a dia. Quer ver? Olha só:

Não sobrecarregue sua memória
Guarde a sua preciosa memória para absorver o conteúdo das disciplinas! Muito além de passar na prova final daquele professor exigente, é essencial guardar os conhecimentos, para que você saia da faculdade com a melhor formação possível e venha a se tornar um ótimo profissional. A matéria de uma graduação ou pós já é bastante para a cabeça de qualquer um dar conta, não acha? Não é preciso desperdiçar sua mente lembrando de compromissos, por exemplo. Crie um sistema próprio para organizá-los: apps (como Cal e OptimizeMe), agendinha de bichinho, caderno, Excel, calendário do e-mail... Tanto faz! Contanto que você saiba se encontrar no sistema escolhido.

Estabeleça prioridades
Quais atividades ocuparão a maior parte da sua agenda este semestre? O que não pode ser adiado ou cancelado de jeito nenhum? Tendo clareza sobre quais são as suas prioridades, fica mais fácil manejar a agenda sem desespero. A gente espera, claro, que tudo relacionado a estudo ganhe prioridade máxima! =P

Mantenha a disciplina
Galera, imprevistos acontecem, e a vida adulta obriga a gente a lidar com as responsabilidades de ter que cancelar um compromisso. Depois de criar uma agenda personalizada e definir as prioridades da sua rotina, você verá que será muito mais fácil segurar a onda de algo inesperado. Faça os ajustes necessários para os imprevistos, mas lembre-se de nunca se deixar vencer por eles!