05 janeiro 2015

05 janeiro 2015

Emprego novo? Veja 5 dicas para começar bem

Ano novo, emprego novo? Que sucesso, hein? Mas fique atento! Os primeiros dias e até os primeiros meses em uma nova posição são essenciais para passar uma boa impressão aos chefes e colegas. Veja as nossas dicas para você começar essa etapa profissional com o pé direito:

1. Seja ponderado no marketing pessoal
Todo mundo quer se enturmar no trabalho e é bom fazer contatos profissionais. Sair para almoçar com os colegas é uma forma legal de criar relacionamentos na empresa, por exemplo. Por outro lado, também tome cuidado para não se expor demais. É má ideia sair compartilhando opiniões e detalhes pessoais para quem você não conhece direito. Em vez de falar, concentre-se primeiro em ouvir e aprender sobre as pessoas e a cultura da empresa.

2. Cultive uma boa relação com o chefe
Principalmente com o chefe imediato, com quem você trabalha de perto, no dia a dia. Cada líder tem um estilo distinto de comandar: vá descobrindo aos poucos o do seu. Assim, você aprende a lidar melhor com ele. E sem puxa-saquismo, hein! Isso pega mal com o chefe e os colegas.

3. Combata a nostalgia do ex-emprego
Nesse ponto, a vida profissional se equipara à vida amorosa: é proibido falar do ex! Mal ou bem. Às vezes, criamos expectativas que não são cumpridas, mas não adianta ficar reclamando. As ações devem falar mais alto! Busque melhorar o que você pode melhorar. Falar mal do emprego antigo também não é bom, pois parecerá que você fará o mesmo em relação ao emprego atual.

4. Crie imunidade às “panelinhas” negativas
Na escola e na faculdade, todo mundo tinha a sua “panela”. É normal ter mais afinidade com algumas pessoas e menos com outras no ambiente de trabalho, contanto que se mantenha um relacionamento positivo. Nada de se juntar aos colegas para reclamar sobre chefes, tarefas e outras pessoas. O profissional sábio fica longe desse tipo de comportamento.

5. Seja humilde e aberto a novidades
Um ambiente novo de trabalho traz muitos aprendizados, independente do seu nível profissional e acadêmico. Por isso, nada de dar uma de sabe-tudo. Além de parecer arrogante, isso impede o seu desenvolvimento pleno na empresa. Algumas coisas serão diferentes do que você está acostumado. Mantenha a cabeça aberta!