12 dezembro 2014

12 dezembro 2014

Dicas de férias: sem tédio e com conteúdo


Depois de um semestre produtivo (e cansativo) de aulas, ficar no ócio durante as férias é maravilhoso, né? Só relaxando, depois de cumprir mais uma etapa da sua vida acadêmica. Mas vamos combinar: chega uma hora, principalmente nas férias prolongadas de fim de ano, em que assistir novela à tarde e ir ao shopping não bastam mais para matar o tédio! Por isso, que tal aproveitar as férias para fazer programas diferentes, que sejam divertidos AND aumentem sua bagagem cultural? Pode isso, gente? Pode, sim!

Nós preparamos algumas dicas de atividades para você usar esse tempinho livre de forma esperta e chegar arrasando na sala de aula em 2015. Confira!

1. Força no English, man! Ou no español, hombre! Ou em qualquer língua estrangeira que você tenha vontade de aprender ou melhorar as habilidades. A maioria das escolas de línguas oferecem intensivos de férias. Também existem sites gratuitos para aprender outras línguas, como LiveMocha, Babbel e Duolingo. Fora os audiolivros em inglês gratuitos para download: o site OpenCulture tem uma lista enorme de títulos.

2. Ache um livro interessante e leia até o fim, no seu ritmo, na boa. “Ah, Anhanguera, que dica de professor chato, já fiquei o semestre inteiro lendo, vocês querem que eu leia nas férias?”. Olha, vá por nós: é muito mais legal ler quando você tem interesse pessoal pelo assunto do livro. Fora que, durante o semestre, a gente só tem tempo para ler os livros exigidos pelos professores, né? Que tal variar, lendo a biografia de um ídolo, por exemplo? Também, o site Domínio Público tem vários livros de graça para download.

3. Vire um cinéfilo por dois meses. Além de ir ao cinema do shopping para ver aqueles filmes pipocões de explosão, o site OpenCulture tem filmes clássicos que você pode assistir online sem culpa, por estar em domínio público ou por ter esse tipo de exibição liberada pelo estúdio responsável. 

4. Leve os amigos ao museu (e faça várias selfies). Acabou a era dos guias chatonildos de museu, que proibiam tudo: agora, quase todas as casas permitem tirar fotos. Virou mania nos últimos tempos postar uma foto em exposições da moda. Os museus estão incorporando essa tendência – e até incentivando as selfies. É só desligar o flash para não prejudicar as obras, e se divertir. De quebra, você aumenta sua bagagem cultural!

Viu como dá para passar as férias com conteúdo e sem chatice? Agora é só relaxar! Até o próximo semestre!