12 dezembro 2014

12 dezembro 2014

De Niterói a Portugal: imersão acadêmica internacional

Viajar para o exterior e conhecer outros países costuma ser o sonho de muita gente. Ver de perto lugares que você só conhece dos livros... não seria demais? E quando o lugar tem a ver com a sua principal paixão? Os alunos de Letras da Anhanguera de Niterói (RJ) terão essa experiência inesquecível a partir deste sábado (13), quando partem para uma viagem acadêmica a Lisboa, Portugal.

A viagem. A imersão cultural no exterior foi uma iniciativa da professora Michelle Azambuja Mendes, que criou o projeto “Portugal Cultural”, pensando na turma de Letras – Português. “Em 2012, após uma aula sobre o romance ‘Memorial do Convento’, de José Saramago, fiz um convite inusitado aos acadêmicos: vamos para Portugal conhecer de perto o museu do Mafra? A pergunta soou como uma brincadeira e os alunos não levaram muito a sério. Imagina, ir a Portugal? Só poderia ser uma brincadeira!”, conta.

Na aula seguinte, Michelle repetiu a pergunta, e os alunos perceberam que, de fato, esse sonho não era impossível. A turma se uniu, então, para planejar a viagem, e agora começam a experiência internacional no país que originou grandes mestres da literatura na nossa língua. O espírito proativo e inspiradíssimo da turma da professora já planta sementes por aí: os alunos do 5º e 6º período de Letras estão de malas prontas para a sua própria viagem!