04 novembro 2014

04 novembro 2014

Você pode ser seu próprio chefe!

Já imaginou que bacana controlar sua agenda e compromissos de acordo com os seus horários, além de ter a consciência de que você é o seu próprio chefe? Sim, isso é possível, e são justamente essas possibilidades que levam milhões de pessoas a tentar seguir sua profissão como autônomos. Mas, toda essa independência tem um preço, e é preciso ficar atento para que essa opção não se transforme em uma má escolha.

Como ser um autônomo de sucesso:

- Independente da sua área de atuação, é importante colocar no papel o quanto você vai gastar com seu espaço físico de trabalho (locação ou compra), além de tudo o que você precisar para prestar os serviços (notebooks, mesas, cadeiras, impressora, máquinas, aparelhos específicos etc); 

- É essencial ser comunicativo e ter espírito empreendedor para se dar bem no mercado. Assim, fica muito mais fácil atrair novos clientes para o seu negócio;

- Ter uma boa rede de relacionamentos também poderá fazer toda a diferença, para que você use a influência de seus contatos em seu favor. 

- É fundamental ser MUITO organizado, para não gastar todo o seu tempo com atividades não ligadas à carreira. Sua independência traz muita liberdade, mas também muita responsabilidade. Lembre-se: disciplina é essencial para seu negócio dar certo! 

- Para não ter sustos, faça uma reserva financeira que te garanta trabalhar com margens de lucros mais baixas nos primeiros meses de atuação, afinal, para “entrar” no mercado é preciso ser competitivo em todos os aspectos. 

- Lembre-se de colocar na ponta do lápis, custos que geralmente ficam a cargo do empregador, como plano de saúde e previdência social. Quando você tiver seu próprio negócio, esses custos serão seus, e é fundamental que você coloque foco neles (seu futuro agradece). 

Profissões. Independente se você vier a se tornar advogado, dentista, médico-veterinário, contador, personal trainner ou outra carreira qualquer, não se esqueça de seguir as dicas acima, e boa sorte ;)