28 novembro 2014

28 novembro 2014

Semana de provas sem desespero!

A semana de exames finais tá logo aí! Agora, na véspera, a ordem é desligar o computador, descansar, ter uma boa noite de sono e acordar disposto para fechar o ano com boas notas nas avaliações. Nada de roer unhas e varar a noite revisando conteúdo de última hora! O trabalho para ter o melhor desempenho nos testes começa com um bom planejamento. Confira as nossas dicas e boas provas!

1. Copiar a matéria e fazer anotações
Tirar foto da lousa e gravar a aula no celular é cada vez mais comum entre os alunos hoje em dia, mas, apesar de práticas, essas táticas não são tão boas para ajudar a fixar o conteúdo na memória. É melhor anotar a matéria com as suas palavras. Seja no notebook ou no caderno, escreva informações completas e objetivas, para que faça sentido para você meses depois da aula.

2. Dedicar-se a trabalhos e exercícios ao longo do semestre
Não fique com raiva quando o professor pedir trabalho ou mandar listas de exercícios para casa. As atividades fazem você pensar por conta própria sobre o conteúdo dado, o que é mais uma ajuda para gravá-lo na mente. Antes da prova, vale refazer os exercícios – algumas questões podem aparecer na avaliação!

3. Criar uma rotina de estudos
Estudar para a prova é muito mais fácil quando já é um hábito. Separe alguns dias e horários da semana para estudar. Se você trabalhar e estudar, reserve uma parte do fim de semana – aquela tarde de domingo ociosa, por exemplo. Assim, você tira as dúvidas ao longo do semestre, para chegar na hora da prova com tudo mais claro e só precisar revisar o conteúdo.

4. Verificar o que será cobrado na prova

Nem sempre todo o conteúdo visto no semestre cai na prova e não há nenhum problema em perguntar ao professor o que de fato será cobrado. Depois, separe o conteúdo em partes e divida-o de acordo com o tempo que você tem para estudar.

5. Não ficar com dúvidas
O professor está lá para resolver todas as suas dúvidas sobre a matéria. Não fique com vergonha de perguntar nas aulas! Se mesmo assim surgir uma dúvida de última hora, peça ajuda a um amigo.

6. Não estudar de última hora
Se você seguir o nosso roteiro ao longo do semestre, na noite antes da prova é só revisar o que já aprendeu e relaxar. Tentar absorver um conteúdo inteiramente novo pode acabar confundindo! E ficar sem dormir, nem pensar! Atrapalha a sua concentração e memória.

7. Não fez nada disso e está no desespero?
Tenha calma, dê o seu melhor e não se esqueça das nossas dicas para o próximo semestre!