24 novembro 2014

24 novembro 2014

Fim de ano: dicas para se dar bem na festa da firma

Tem gente já recebendo “save the date” para a festa de fim de ano da empresa em que trabalha. Não pega bem faltar, independente da qualidade da confraternização – sabemos que às vezes não é um negócio suuuuper legal, né? =/ Mesmo quando é bom, esse tipo de evento coloca todo mundo na berlinda: ambiente, conversas e roupas diferentes do escritório, álcool, música, até amigo-secreto. E agora? Como se comportar nessa situação que, apesar de festiva, não pode perder o teor corporativo?

Para ajudar você a não fazer feio e se dar bem com os chefes e os colegas mesmo nessa situação #tensa, elaboramos um pequeno roteiro com cinco coisas para fazer na festa de fim de ano da firma. Confira:


1. Trabalhe no networking. Aproveite o momento descontraído para cultivar relacionamentos e fazer novos contatos. Alie as suas competências no trabalho ao bom marketing pessoal e brilhe muito na socialização com os colegas. Mas tudo numa boa, natural. 

2. Fique de olho no nível da conversa. Mostre que você é bom de papo e tem conteúdo. Evite assuntos muito polêmicos, como política e religião. E nada de falar palavrão, expor demais a sua vida pessoal, fofocar sobre os colegas e falar mal do chefe, hein?

3. Álcool pode, mas não exagere. Como dizer não para uma cervejinha na festa quando todos estão bebendo? Só não vale exagerar na dose. Se você não costuma beber, não vá na empolgação dos colegas. Ninguém quer ser a piada do ano!

4. Use o bom senso para escolher a roupa. Festa da firma não é balada! Nada de modelos curtos, decotados ou transparentes. O oposto também vale, para as peças casuais demais: sem rasteirinhas ou chinelo. Claro que depende do estilo da empresa – uma agência de marketing é bem diferente de um escritório de advocacia. Reflita e use o bom senso!

5. Divirta-se! Alguns cuidados são necessários nesse tipo de evento, mas também não podemos ser excessivamente formais, ficar isolados, ou pior, não ir à festa por receio. Afinal, é um momento de alegria e confraternização após um ano de trabalho em equipe.