Tem gente já recebendo “save the date” para a festa de fim de ano da empresa em que trabalha. Não pega bem faltar, independente da qualidade da confraternização – sabemos que às vezes não é um negócio suuuuper legal, né? =/ Mesmo quando é bom, esse tipo de evento coloca todo mundo na berlinda: ambiente, conversas e roupas diferentes do escritório, álcool, música, até amigo-secreto. E agora? Como se comportar nessa situação que, apesar de festiva, não pode perder o teor corporativo?
Para ajudar você a não fazer feio e se dar bem com os chefes e os colegas mesmo nessa situação #tensa, elaboramos um pequeno roteiro com cinco coisas para fazer na festa de fim de ano da firma. Confira:
1. Trabalhe no networking. Aproveite o momento descontraído para cultivar relacionamentos e fazer novos contatos. Alie as suas competências no trabalho ao bom marketing pessoal e brilhe muito na socialização com os colegas. Mas tudo numa boa, natural.
2. Fique de olho no nível da conversa. Mostre que você é bom de papo e tem conteúdo. Evite assuntos muito polêmicos, como política e religião. E nada de falar palavrão, expor demais a sua vida pessoal, fofocar sobre os colegas e falar mal do chefe, hein?
4. Use o bom senso para escolher a roupa. Festa da firma não é balada! Nada de modelos curtos, decotados ou transparentes. O oposto também vale, para as peças casuais demais: sem rasteirinhas ou chinelo. Claro que depende do estilo da empresa – uma agência de marketing é bem diferente de um escritório de advocacia. Reflita e use o bom senso!
5. Divirta-se! Alguns cuidados são necessários nesse tipo de evento, mas também não podemos ser excessivamente formais, ficar isolados, ou pior, não ir à festa por receio. Afinal, é um momento de alegria e confraternização após um ano de trabalho em equipe.