02 outubro 2014

02 outubro 2014

Técnicas de memorização que facilitam os estudos

Sabia que algumas técnicas de memorização bastante simples, podem acelerar seu aprendizado? É isso mesmo! Assim vai ficar ainda mais fácil se dar muuuito bem nas provas.

Confira:

1) Resumos e fichamentos são instrumentos poderosíssimos de retenção de conteúdo. Abuse deles! O segredo é: faça uma primeira leitura; entenda o contexto e explique para si mesmo o teor do material. Releia, e em seguida, comece a escrever! 

2) Seja curioso em sala de aula, faça perguntas ao professor. Isso ajuda a consolidar o aprendizado. 

3) Reler textos é essencial! Faça uma primeira leitura, mas lembre-se, fazer a releitura é absolutamente fundamental para reter os conteúdos de forma mais completa. 

4) Faça pesquisas sobre o que aprendeu em sala de aula (mas procure fazer isso pouco tempo depois da aula ter sido dada, para os conteúdos não ficarem muito dispersos); 

5) A concentração é uma função do cérebro que precisa de estímulo. Na hora do estudo, procure lugares calmos para manter-se focado. 

6) Descanse! Sabia que o cansaço é inimigo da memorização? Se estiver com sono ou muito cansado, faça uma pausa! Volte a estudar quando estiver em boas condições. 

7) Na primeira leitura não faça anotações. Leia com bastante atenção e somente depois de entender todo o conteúdo, faça as anotações necessárias.