28 outubro 2014

28 outubro 2014

A importância do networking

Você já deve ter ouvido de amigos ou colegas de trabalho sobre a importância do networking. OK, construir e principalmente manter bons relacionamentos profissionais pode ajudar na carreira, isso é fato!

Mas, na prática, exercitar o networking realmente merece tanto de nossa atenção?

A resposta é sim, porém, como nada cai do céu, para que essa prática traga resultados efetivos, é preciso se esforçar.

Como fazer o networking realmente funcionar? Bom, pra começar, seguem alguns conselhos práticos sobre como realizar networking de maneira efetiva. Se você acredita no poder do relacionamento coloque as dicas em ação agora mesmo. Caso seja cético, lembre-se: não custa tentar! Você poderá se surpreender com a força dessas ações.

Deixe rastros de competência por onde passar. É fundamental deixar boas impressões por onde passa. Pessoas com quem trabalha, fornecedores ou até clientes podem se interessar pelo seu trabalho e lhe fazer boas propostas. Por isso, demonstrar no dia a dia ética, competência e profissionalismo é um passo fundamental.

Muito além do cartão de visitas. Fique atento ao que está acontecendo no mercado, acompanhe o que os seus amigos estão fazendo (incluindo colegas de faculdade ou da pós), e, se possível, tente estabelecer parcerias profissionais. Lembre-se, a opinião e a indicação de um conhecido podem ser decisivas, por isso, aqueça sua rede de contatos.

(Quase) onipresente. Você tem participado de eventos e palestras? Se a resposta for não ...reveja agora os seus conceitos! É fundamental conhecer pessoas que atuam em seu ramo de atuação, ou seja, você precisa se tornar conhecido, e assim, aumentar a visibilidade de seu trabalho. E esses eventos são ideais para isso. Troque informações e cartões de visita, converse, interaja, mostre-se!

Mantenha contato. Mostre-se ativo para a sua lista de contatos! Ligue, envie e-mails, mande mensagens via celular ou redes sociais. Mostre que você está vivo e sempre por perto. Mas, faça tudo isso com moderação, tomando cuidado para não se tornar inconveniente.

A ansiedade é sua inimiga. Quando encontrar algum contato importante, seja paciente, educado e ouça o que a outra pessoa tem a dizer. Não demonstre seus objetivos profissionais logo “de cara” para não parecer desesperado. Converse, e quando tiver uma brecha (e se sentir seguro) toque no assunto carreira.

LinkedIn: fundamental. Você precisa ter um perfil no LinkedIn. Mas, é preciso deixá-lo sempre atualizado, afinal, você nunca sabe quando receberá uma visita.

Tomou nota de tudo? Agora é só seguir em frente! Bons contatos e muito sucesso na carreira.

O professor Pedro Regazzo é Diretor Acadêmico de Pós-Graduação na Kroton Educacional e especialista nos temas empregabilidade e formação profissional.