11 setembro 2014

11 setembro 2014

Currículo nota 10

Que tal elaborar um currículo que te coloque passos à frente da concorrência? Boa pedida hein? Tudo bem que não existe uma receita ou fórmula mágica, mas, algumas dicas simples podem fazer uma grande diferença para que você tenha um documento poderoso em mãos!

Confira exemplos do que não fazer:

Currículo "Nossa língua portuguesa" - Erros de português podem te eliminar de um processo seletivo! Dominar o idioma é obrigação de todo profissional, por isso, peça para alguém revisar esse documento, e NUNCA encaminhe um CV com erros.

Currículo "Alegorias de carnaval" – Muitas cores, fontes criativas e elementos gráficos... NÃO, para tudo !!!!!! Não enfeite demais seu currículo. Destacar informações com cores chamativas ou com letras gigantescas até podem chamar a atenção do recrutador, só que de uma maneira bastante negativa.

Currículo "Top model" – Evite colocar fotos no currículo (a menos que o recrutador faça esse pedido). Elabore o CV apenas com informações textuais e deixe as imagens de lado, ok?

Currículo "Pinóquio" – Nada de mentirinhas hein? Não adianta tentar enganar o recrutador contando mentiras sobre suas experiências e qualificações profissionais. Mais cedo ou mais tarde a verdade vem à tona e você pode ficar muito encrencado ;(

Currículo "Meus documentos"– É um erro comum de muitos candidatos colocar CPF, identidade e outros dados pessoais no currículo. Eles são desnecessários. A empresa solicitará essas informações em outras oportunidades, caso você continue na briga pela vaga.

+ Dicas práticas

a) Seja objetivo – O currículo deve ter no máximo 2 páginas.
b) Você também deve ter um perfil no Linkedin ; )
c) Não há necessidade de informar características pessoais (exemplo: competência para trabalho em equipe, disposição, vontade de ajudar etc).
d) Informe somente o último nível de escolaridade. Exemplo: se você está na faculdade, não há necessidade de informar que possui o 1º ou 2º grau.
e) Caso o candidato seja portador de alguma deficiência, deve incluir essa informação.
f) Quem ainda não tem experiência profissional deve incluir no currículo: cursos; trabalhos voluntários e até mesmo atividades importantes desenvolvidas na faculdade.

Agora é só rever seu currículo e correr em busca de seu novo emprego \o/

Boa sorte ;)