Tempos modernos. Os tempos mudaram e os profissionais também. Assim, o X da questão é desvendar o que procuram as empresas. É importante dizer, em primeiro lugar, que a formação profissional e a técnica continuam absolutamente indispensáveis. Elas são o primeiro passo em qualquer seleção. Quer a prova? Uma pesquisa recente mostrou que cerca de 30% das vagas divulgadas pelas empresas para cargos executivos exigiam um curso de pós-graduação, ou seja, qualificar-se é a chave de tudo.
Profissional de (do) futuro
A hora de investir em seu perfil profissional é agora! E as características mais desejáveis (as que você deve trabalhar) incluem versatilidade, investimento em aprendizado contínuo, visão sistêmica e habilidades de comunicação.
O profissional versátil é capaz de adquirir rapidamente conhecimentos em diferentes áreas de atuação e assim pode assumir diversas tarefas simultaneamente. Aqueles que buscam aprender sempre, com novos cursos e especializações também estão no foco das empresas, que sabem que poderão contar com projetos atuais e inovadores destes funcionários.
A visão sistêmica permite que o profissional enxergue a empresa muito além de sua área e pense “fora da caixa”. Já a habilidade de comunicação engloba o relacionamento interpessoal e a capacidade de negociar. E, acredite, ter boas relações com colegas de trabalho, clientes e executivos de outras empresas é fundamental, e isso é construído com uma boa comunicação.
Neste contexto que tipo de profissional você é e qual deseja ser: desejável ou imprescindível?
* Artigo escrito pelo professor Pedro Regazzo, especialista nos temas empregabilidade e formação profissional.
Visite www.portalpos.com.br