30 julho 2014

30 julho 2014

7 erros no Facebook que eliminam um candidato

Vai participar de um processo seletivo? Que coisa boa! Se você caprichou no currículo seguindo nossas dicas e já decorou as regras da boa entrevista, agora só falta revisar o Facebook! É isso mesmo, você sabe que os recrutadores ,cada vez mais, recorrem às redes sociais para colher informações sobre o candidato, e aí se você cometer algum dos deslizes abaixo, já viu né ...pode ser eliminado! Faça o check list do bom candidato!

1-      Usar fotos inadequadas-  Facebook não é lugar para sensualizar, ok? Decote, saia curta, sem camisa, de biquíni... Se você faz questão de publicar esse tipo de conteúdo, restrinja a visualização somente para amigos!

2-      Conteúdos sobre bebidas e drogas- Só tem foto com copo na mão? Pode ser que você não seja um beberrão... mas isso é o que esta imagem diz sobre você! Então, tome mais cuidado ao ser fotografado e com a privacidade destas fotos também.

3-      Ser um extremista- Preconceito, racismo, xenofobia... além dessas práticas serem crime, você vai ficar mal visto pelo pessoal do RH. Defender uma causa social vale, mas use o bom senso sempre!

4-      Falar mal- Não pode. Nem se for uma indireta. Falar mal de colegas e das empresas em que trabalhou pelas redes sociais mostra imaturidade.

5-      Mentir- As informações do currículo e da entrevista têm que combinar com seu perfil nas redes sociais! Outra mentira comum e absurda: faltar ao trabalho ou à entrevista e postar que estava em outro lugar...é mancada demais!

6-      Conteúdo ruim- Tudo bem que o LinkedIn é seu perfil profissional, mas o seu Facebook deve mostrar que você é uma pessoa equilibrada, que fala tanto de assuntos profissionais, quanto pessoais. Uma timeline que só tem piadinhas pode demonstrar, por exemplo, que você não leva o seu trabalho muito a sério, ou que talvez não goste muito do seu emprego... :(

7-      Erros de Português- Você pode ser um profissional de exatas, mas isso não serve como desculpa. Falar e escrever o português corretamente é regra básica para qualquer candidato!


Crédito da foto: 
Gil C / Shutterstock.com