17 junho 2014

17 junho 2014

Moda na periferia

Cada vez mais, a periferia tem mostrado sua arte e cultura para todo o País e, por que não incluir a moda neste mesmo contexto? Foi pensando na valorização de moradores de bairros carentes que os alunos do curso de Design de Moda da Universidade Anhanguera de São Paulo promoveram um desfile na comunidade de Paraisópolis, localizada na capital paulista.

A ideia partiu do morador da comunidade e aluno da Anhanguera, Alex Santos, e teve o objetivo de mostrar o que o bairro tem produzido. O evento foi apadrinhado pelo estilista João Pimenta, um dos grandes nomes da moda brasileira e presença constante nas passarelas do São Paulo Fashion Week.

O evento “Paraisópolis Inventando Moda” contou com um desfile, com peças da ONG Florescer, produzidas na própria comunidade e a participação de modelos, também moradores do local, que passaram por um curso promovido pelos alunos da Anhanguera no mês de maio. Além do desfile, os visitantes também puderam conferir a exposição Moda Através das Décadas, com um pouco da cultura e da história da moda ao longo dos anos.

Futuro. Com o sucesso do evento, Alex Santos já sonha com as próximas edições. “Nosso objetivo é fazer com o que o evento ocorra semestralmente, mostrando coleções de Primavera/Verão e Outono/Inverno, lançando assim estilistas iniciantes. Pretendemos ainda criar uma escola de moda na comunidade, com aulas de corte e costura, modelagem, desenho de moda, bem como uma oficina de modelo e manequim”.