27 junho 2014

27 junho 2014

Como conseguir emprego sem experiência?

Um desafio para os estudantes e para os profissionais que estão mudando de área: o que colocar no currículo quando você não tem experiência? O mercado é exigente, mas esta questão não precisa ser um dilema. A gente garante que é possível conseguir um emprego mesmo sem ter experiência, é só aproveitar alguma dessas dicas! Vamos lá?

1. Seja voluntário. Já que você não está trabalhando...faça voluntariado! Além de praticar a solidariedade, você irá adquirir experiências importantes, úteis para todo tipo de trabalho e poderá ser muito valorizado por isso. Caso você tenha pouco tempo disponível, aproveite os fins de semana, feriados e férias.

2. Fortaleça seu networking. Sua rede de contatos começa ainda na faculdade, aproveite este momento! Nas aulas mostre-se interessado e dedique-se pra valer nos trabalhos acadêmicos. Há dois pontos importantes aqui: seus professores são pontes valiosas com o mercado de trabalho e seus trabalhos podem fazer parte do seu portfólio ;). Ah...e seus colegas também podem indicar você para alguma vaga no futuro, então seja sempre cordial com todos, sempre.
 
3. Ofereça seus serviços, de graça. Que tal oferecer seu trabalho de graça para a empresa de um amigo ou parente? É outra maneira inteligente de criar um portfólio, e não se esqueça de registrar os resultados! Assim você poderá mostrar para o recrutador o quanto aquela página cresceu nas redes sociais ou como um espaço foi drasticamente modificado com seu projeto de design, que tal?
 
4. Seja pró-ativo de verdade: Crie sua oportunidade! Invente ou participe de um blog, tire seus projetos do papel, escreva artigos para periódicos científicos ou jornais.

5. Estágios e trainees, é claro: Estágios e trainees são experiências de trabalho sim, basta sinalizar isso no seu currículo. Sem falar que você já está com um pé dentro da empresa, então vale lembrar que você tem que levar estas oportunidades a sério, como num emprego comum. Cumpra horários, metas, seja eficiente e você com certeza será lembrado!

Boa sorte! ;)