29 setembro 2014

29 setembro 2014

Tenho prova, e agora?


Não adianta se desesperar, nem tampouco passar a noite inteira estudando. Já ouviu que o planejamento é a chave do sucesso para tudo? Pois é, isto vale para os estudos também. Se você está às vésperas de uma prova, algumas dicas aqui vão te ajudar. Agora, se tem um tempinho pela frente até o dia D, melhor ainda, pois a preparação deve começar bem antes...

Dica 1- Copiar a matéria e fazer anotações

Esta dica pode parecer velha, mas funciona! Anotar ajuda a fixar o conteúdo na memória. Não faça anotações muito curtas, lembre-se que daqui a alguns dias aquelas palavras soltas podem não fazer mais sentido! Escreva com suas palavras, informações completas e objetivas.

Dica 2- Trabalhos e exercícios são seus amigos, acredite!

Não fique com raiva quando o professor pedir um trabalho ou mandar listas de exercícios para serem feitos em casa. Esta é a melhor forma para fixar o conteúdo aprendido em sala de aula. Sempre que tiver estas atividades para fazer, você estará economizando muitas horas de estudo!

A prova é logo mais? Refaça os exercícios, especialistas afirmam que é bem melhor praticar, do que apenas reler anotações e textos!

Dica 3- Crie uma rotina de estudos

Estudar é um hábito. Se esta tarefa faz parte da sua rotina, fica muito mais fácil quando aparece uma prova. Separe alguns dias e horários da semana para estudar. Trabalha e estuda? Reserve parte do final de semana. Quando for época das avaliações você terá tudo mais claro na memória. Além disso, enquanto revisa o que foi aprendido pode aparecer alguma dúvida e você terá tempo de sobra para esclarecer com o professor.

Prova à vista? Não se esqueça de checar com o professor o que será cobrado. Separe o conteúdo em partes e divida o tempo que você tem X o que precisa estudar. Em caso de dúvidas de última hora, peça ajuda a um amigo, caso não tenha mais como recorrer ao professor!

Dica 4- Não estude de madrugada!

Na noite anterior revise o que já aprendeu. Tentar absorver um conteúdo inteiramente novo pode acabar te confundindo! E ficar sem dormir, nem pensar! Atrapalha sua concentração e memória. Descanse bem e você fará uma boa prova!