28 maio 2014

28 maio 2014

Seja trainee! Descubra o que dizer na entrevista

Você foi chamado para participar de um processo seletivo para ser trainee na empresa dos seus sonhos. Eba! Mas... e agora? Como você deve se preparar para a entrevista e se destacar entre tantos candidatos? Vamos te ensinar o caminho das pedras, confira:

Quem se destaca?

Os recrutadores querem conhecer seus valores, motivações e seu comportamento. É comum que um programa de trainee tenha até centenas de candidatos para uma vaga. As empresas estão em busca de jovens com maturidade e convicção, é aquele “brilho nos olhos” que pode fazer a diferença. Traduzindo: além de conhecimentos específicos da vaga, você tem que demonstrar muita vontade de fazer parte da empresa!

Perguntas

Esqueça aquelas perguntas sobre suas qualidades e defeitos. Cada vez mais as entrevistas contemplam perguntas que possam trazer à tona, ações reais que já foram vividas pelo candidato. Os recrutadores podem querer saber, por exemplo, como você se comportou diante de uma situação difícil, ou como foi sua participação em projetos.

Quem é você?

O objetivo é descobrir quem você é. Assim, podem surgir perguntas sobre seus hobbies, sua família, e ainda sobre como você busca conhecer a si mesmo (seja com religião ou terapia). Pode parecer estranho, mas a vida particular influencia seu trabalho e suas atitudes fora do escritório dizem muito sobre você.

Não invente

Não adianta criar situações que não aconteceram só para contar vantagem. Melhor mesmo é refletir sobre suas experiências, sejam elas no estágio (caso já tenha feito) ou mesmo com os colegas de faculdade, de trabalho...etc. Antes de ir para a entrevista, pense sobre como as experiências positivas e negativas afetaram sua vida, assim estará mais bem preparado!

Os programas de trainee são maravilhosas portas de entrada para o mercado de trabalho. Boa sorte e sucesso!