22 maio 2014

22 maio 2014

Precisa falar em público? Não tenha medo!


Chegou a hora... você terá que apresentar um trabalho diante de toda a sua turma. Ou então precisa mostrar aquele seu projeto importante, para os chefes, ou colegas. Sentiu um frio na barriga só de imaginar essas situações? Pois é, o medo de falar em público é bastante comum, porém a comunicação faz parte da rotina de qualquer carreira!

Aliás, uma pesquisa recente mostra que a boa comunicação é uma das quatro habilidades mais desejáveis para profissionais de quatro áreas diferentes: administração, comercial, marketing e tecnologias.* Então, que tal superar este medo? Algumas dicas aqui podem te ajudar!

Planeje:

Planejar sua apresentação é essencial. Você precisa em primeiro lugar, estar muito bem informado sobre o tema. Depois faça um roteiro com começo, meio e fim. Você poderá ainda escrever alguns tópicos importantes que poderão guiar sua apresentação e não tenha medo de usar estas anotações, seja em slides, ou mesmo em papel!

Treine:

Faça uma apresentação para seus amigos e parentes. Certifique-se de que eles compreenderam o que foi apresentado. Às vezes um assunto é muito familiar para nós, mas não para os outros. Dependendo do público você deverá traduzir termos técnicos. Seja simples e objetivo em sua linguagem.

Seja natural:

Seja você mesmo! O público gosta de autenticidade, mesmo se cometer algum erro, não se desespere! Aja naturalmente e corrija o que foi dito. O tom deve ser parecido com seu jeito de falar no dia a dia. Mostre paixão e entusiasmo pelo tema, é uma ótima forma de conquistar os ouvintes.

Postura:

Tenha uma boa postura ao falar. Ao colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços você pode enviar uma mensagem negativa aos interlocutores. Uma dica é deixar os braços soltos ao lado do corpo e gesticular naturalmente enquanto fala.

Português:

Mesmo que sua área não esteja ligada à comunicação é essencial que todo profissional domine bem o português. Faça uma pequena revisão de erros comuns e evite-os. Gírias são proibidas!

Medo faz bem:

O medo nos deixa mais atentos a possíveis erros, por isso estar completamente relaxado pode não ser tão bom! Um friozinho na barriga é comum até para os maiores oradores. Então aproveite as dicas para controlar o medo e não para eliminá-lo! ;)

*Fonte: Info- Exame