29 maio 2014

29 maio 2014

Empreendedor: tire suas ideias do papel

Você tem uma boa ideia? Ótimo! E o que falta para torná-la realidade? Sabemos que muitas vezes o caminho da teoria para a prática é longo, mas não precisa ser assim. Se você está com medo de iniciar o próprio negócio, mesmo com uma ideia brilhante em mãos, é hora de ler estas dicas.

Conte para alguém

Tudo bem que sua ideia é fantástica, mas guardá-la só para você não vai te ajudar em nada. Conte para sua família, amigos e ouça opiniões. Também é importante ter um mentor para o seu projeto. Pode ser aquele professor bacana da faculdade (relacionamento interpessoal é tudo!) ou ainda alguém que já tenha acesso a este mercado que você quer ingressar.

Planejamento

Sim, planejar é a chave do sucesso. Isto inclui o conhecimento de tudo o que você precisa para abrir seu negócio. Desde documentação, até leis trabalhistas, valor do aluguel, equipamentos e ainda definição de metas. Também é preciso calcular quanto você terá que vender para que seu negócio seja sustentável.

Pesquisa de mercado

Como está o mercado para o seu negócio? Vá até lojas semelhantes, converse com os proprietários. Colha mais de uma opinião, é bom ouvir quem está indo muito bem e quem não está tão bem assim. Outra dica importante é ler livros sobre gestão de negócios e pessoas.

Corra riscos
Empreender requer coragem. Você não vai saber de fato se sua ideia vai dar certo se nem tentar. Então mãos à obra e boa sorte!