29 abril 2014

29 abril 2014

Depois da entrevista, o que fazer?

Conseguiu uma entrevista de emprego e já bateu um papo com o recrutador? Aeeeee! Parabéns! Mas e agora? Esse é um período bastante difícil, aguardar o resultado. A ansiedade é sua maior companhia. A todo o momento você checa o celular, os e-mails... mas respire fundo que a gente vai te ajudar!

1- Agradeça


Durante a entrevista seja cordial e mostre-se interessado (passo básico). Antes de sair da entrevista você pode pedir um cartão com os contatos do entrevistador. É interessante enviar um e-mail de agradecimento logo após sair da entrevista ou no mesmo dia. O que dizer? Que você agradece a oportunidade e que está confiante que poderá ajudar a empresa.

(Neste momento nada de perguntar pelos resultados). Não se esqueça de incluir seus contatos.

2- Já passou o prazo e eu ainda não recebi uma resposta! :s

Não se desespere! O tempo para quem espera pode ser longo, mas lembre-se que o recrutador deve estar envolvido em muitas outras atividades e até em outros processos seletivos. Cerca de dois dias após o prazo informado você poderá entrar em contato por telefone ou e-mail, caso a empresa ainda não tenha uma resposta, você deve perguntar se poderá entrar em contato novamente e só deve fazê-lo, claro, se a resposta for positiva. Bombardear a empresa com e-mails e telefonemas desnecessários pode até eliminá-lo do processo seletivo.

3- Portas abertas

Dias após a entrevista, não recebeu uma resposta ou não foi contratado? Erga a cabeça e adote uma postura profissional. Você pode enviar uma carta à empresa agradecendo por ter participado do processo seletivo e mostrando-se disponível para novas oportunidades. Não ser contratado não significa incompetência, mas apenas que existiam candidatos mais qualificados ou alinhados com o perfil da empresa. Avante!