03 dezembro 2013

03 dezembro 2013

O segredo do sucesso - ENTREVISTA com Chiavenato

Um dos mais importantes e renomados autores brasileiros das áreas de Administração e Recursos Humanos, Idalberto Chiavenato, é agora coordenador pedagógico dos cursos de pós-graduação/MBA da Anhanguera! Notícia sensacional! 

E para celebrar a chegada desse maravilhoso reforço, o Blog Anhanguera bateu um papo com o professor Chiavenato, para que ele nos conte quais são os segredos para se conquistar o sucesso na carreira. A entrevista está simplesmente IMPERDÍVEL!

BLOG ANHANGUERA - Como se transformar em “objeto do desejo” dos empregadores? Quais qualificações são essenciais atualmente? 

Em plena era do conhecimento o “objeto de desejo” dos empregadores é aumentar cada vez mais o capital intelectual de suas empresas. O capital financeiro está cedendo espaço ao capital intelectual que, em muitas empresas têm ampliado o seu valor de mercado de maneira incrivelmente forte. O capital intelectual depende do capital humano que, por sua vez, é constituído pelas competências dos talentos que atuam na empresa. Por esta razão, está havendo uma verdadeira guerra por talentos no mundo todo. A razão disso é que a quantidade de talentos disponíveis no mercado é insuficiente para dar conta das necessidades das empresas. 

BLOG ANHANGUERA - O que um jovem em início de carreira deve fazer para tornar seu currículo atraente para grandes empresas? Quais são os “passos” que ele deve seguir? 

Um currículo atraente para uma empresa bem sucedida envolve alguns aspectos importantes. Como o jovem não tem ainda a experiência necessária ele precisa mostrar o outro lado da moeda para poder concorrer no mercado com vantagens competitivas: competências individuais duráveis. Como já dissemos acima, o jovem deve mostrar que pode ser extremamente útil para a empresa por meio de: 
Conhecimento: tanto técnico como comportamental. Demonstrar facilidade de aprender e assimilar coisas novas com rapidez e saber ajustá-las aos objetivos da empresa. 
Habilidades: envolvendo habilidades técnicas na posição desejada e principalmente habilidades comportamentais, como relacionamento humano, trabalho conjunto em equipe e facilidade de comunicação. Julgamento: envolvendo visão sistêmica e holística da situação, atuação baseada em fatos e dados, objetividade, tomada eficaz de decisão. 
Atitude empreendedora: iniciativa própria, foco em objetivos e resultados, garra e determinação. E uma vontade incrível de crescer profissionalmente. 
Qual a empresa que não quer ter um talento com toda esta potencialidade? Um futuro executivo pela frente? 


"Você se torna um objeto de desejo de uma empresa quando ela percebe que você é um talento desejável e IMPERDÍVEL", Idalberto Chiavenato.


BLOG ANHANGUERA - Qual a importância da pós-graduação para o crescimento de um profissional? 
Uma pesquisa recente demonstrou que cada ano de estudo universitário ou pós-universitário provoca um aumento substancial na remuneração média dos executivos de empresas. O diploma universitário é um passaporte importante para o futuro profissional. Mas um curso de pós-graduação pode ser o elemento desempatador, com certeza. Nossas empresas necessitam de excelentes administradores. Se há uma crise de talentos, imagine a crise de administradores dotados de excelência e vantagens competitivas! 

BLOG ANHANGUERA - Como planejar a carreira de um modo eficiente? 

Em primeiro lugar, mirando o futuro. Quando você sair da universidade, como será o mundo ao seu redor? Nem é preciso dizer que será bem diferente do mundo de hoje. É só ligar as antenas e perceber as mudanças e transformações que estão ocorrendo no mundo todo. Você precisa cultivar a visão estratégica (focada no futuro e no longo prazo), a visão periférica (focada no mundo ao redor) e planejar no longo prazo. Ter uma missão pessoal (o sonho que você pretende realizar) e uma visão de futuro (aonde você quer chegar) no sentido de formular objetivos de vida. É preciso dedicar algum tempo para definir todos estes aspectos, para ter um rumo na vida e lutar por eles. Tudo depende do seu esforço, de sua garra e determinação. E muito sucesso pela frente! Estamos aqui para ajudá-lo a ser o melhor candidato do pedaço!